Dicas de limpeza e manutenção


Qual a diferença entre móveis planejados/modulares e personalizados/sob medida?
novembro 19, 2017
Saiba como transformar sua casa com móveis planejados
novembro 28, 2017

Dicas de Limpeza

ÁGUA


A umidade é a grande inimiga da madeira. O móvel não pode ficar molhado. Sempre secar rapidamente quando água ou outros líquidos forem derramados no móvel. A água causa o inchamento da madeira e conseqüente deformação.

LIMPEZA PERIÓDICA


Para melhor conservação do seu móvel, é indispensável que a limpeza do mesmo seja feita de forma periódica. Durante a limpeza utilize pano seco ou com álcool e nunca umedecido. O objetivo é apenas fazer com que a sujeira grude ao pano e não molhe o móvel. Evite usar panos de louça nos móveis, pois podem conter vestígios de detergente ou gordura. Panos com objetos (botões, emendas e bordas grossas, etc.) que podem riscar as superfícies dos móveis não devem ser utilizados em hipótese nenhuma. Evite também usar panos que tenham fios soltos, que podem prender em lascas de madeira ou nos encaixes das peças, ou esponja com abrasivos.

MANCHAS


As manchas que penetram no filme da tinta dificilmente podem ser retiradas e a solução é pintar novamente o móvel. Quando a mancha for superficial, utilize sabão neutro suave, não alcalino e água e proceda de forma idêntica à limpeza periódica, secando completamente na seqüência. Após, lustre levemente, utilizando lustra móveis com silicone, seguindo o sentido da textura ou veio da madeira. Desta forma teremos uma camada protetora e impermeabilizante.

ESPANADORES


Os espanadores de pena apenas deslocam a poeira para o ar deixando acumulá-la em trincas ou sulcos, fazendo a madeira ter aspecto escuro e desagradável. Muitas vezes algumas penas estão partidas gerando riscos indesejáveis nos móveis. A poeira por ser abrasiva pode criar uma superfície fosca ao longo dos anos, nos casos de uso constante de espanadores.

PRODUTOS QUÍMICOS


Todos os produtos químicos, como detergentes e limpadores instantâneos, não devem ser usados, pois danificam o acabamento do móvel. Não permita, em hipótese nenhuma, o uso dos mesmos.

PRODUTOS ABRASIVOS



Não devem ser utilizados na limpeza produtos pontiagudos, espátulas, palha de aço, saponáceo e outros produtos abrasivos pois danificam os móveis. Substâncias ácidas ou alcalinas, como o vinagre, sal e limão também danificam os móveis e o seu contato com os móveis deve ser evitado.

PUXADORES


Utilize somente um pano macio umedecido com água, preferencialmente morna, e não utilize nenhum produto de limpeza ou abrasivo.

VIDROS


Os produtos de limpeza de vidro podem danificar o revestimento da madeira, os acabamentos dos puxadores e demais acessórios do móvel. Evite pulverizar este líquido diretamente no vidro para evitar que respingue no móvel. Sempre pulverize diretamente no pano que será utilizado na limpeza do vidro.

DOBRADIÇAS


O acúmulo de poeira e gordura sobre as dobradiças e corrediças prejudica o seu funcionamento. Para limpá-las utilize sempre um pano seco. Lubrificar periodicamente as dobradiças com silicone líquido é importante, principalmente em regiões litorâneas. Lembrando sempre que se deve ter todo o cuidado possível, pois este silicone não pode ser aplicado sobre a madeira porque mancha.

ACESSÓRIOS


A limpeza dos acessórios deve seguir a orientação dos fabricantes que, praticamente de forma unânime, recomendam usar o sabão neutro suave com água morna e sempre secar bem todo o material com pano limpo e macio. Após, lustre com um pano limpo e seco. Para limpeza de peças em aço inox ou esmaltadas, podem ser utilizados produtos específicos para este fim.

ACABAMENTO FOSCO


Não é recomendado o uso de lustra-móveis nos móveis com acabamento fosco. A maioria dos lustra móveis contém brilho e altera o acabamento original. Em último caso, para remoção de manchas mais persistentes, o álcool pode ser empregado na limpeza de móveis com acabamento fosco.

ACABAMENTO ALTO BRILHO


Para manter o brilho de móveis com acabamento de alto brilho devem ser usados um pano macio e produtos específicos existentes no mercado para este fim.

Dicas de Manutenção

MANUSEIO DE OBJETOS


Para evitar riscos no revestimento do móvel, o manuseio para limpeza de objetos que estejam em cima dos móveis deve ser feito levantando-os e não os arrastando.

CONSERVAÇÃO


Para aumentar a vida útil do seu móvel deve-se ter os seguintes cuidados:
– Não sobrecarregar as gavetas com peso acima do permitido (Ex: corrediça telescópica tem capacidade máxima de 50 kg).
– Não sobrecarregar as prateleiras para evitar que enverguem.
– As dobradiças foram fabricadas para resistirem somente ao peso das portas, nunca colocar peso excessivo nas portas.
– Quando for necessário mudar o móvel de local, o mesmo deve ser levantado e nunca arrastado.

PORTAS


Não coloque peso e não se apoie sobre as portas, pois isto pode fazer com que se desregulem.

GAVETAS


Não se apóie nas gavetas, utilizando-as com escada, para alcançar as partes superiores, pois isto certamente irá desnivelá-las ou quebrá-las.

TECIDOS


Não estenda toalhas ou roupas úmidas sobre as portas dos móveis. A umidade pode causar danos permanentes.

ALTA TEMPERATURA


Não coloque objetos aquecidos, como panelas e formas, sobre os móveis. Sempre utilize apoios ou aparos para protegê-los.

RISCOS


Não é permitido o uso de produtos abrasivos, como saponáceo e palha de aço, sobre os móveis, pois podem causar arranhões e desgaste no acabamento, comprometendo o brilho, a cor e a durabilidade da pintura. Sempre utilize apoios para cortar os alimentos diretamente sobre os móveis para evitar riscos no acabamento. Riscos superficiais podem ser tirados com polimento e nos casos dos mais profundos deve-se consultar um especialista em pintura de móveis.

UMIDADE


Sempre mantenha os móveis secos e livres de umidade. Sempre utilize silicone para vedar a junção dos tampos com os revestimentos das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente para verificar a existência de vazamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *